teorialiquida

Just another WordPress.com weblog

Eleição 2010 na região Bragantina

Manchetes: esforço para traduzir o cotidiano

No âmbito da hipóteses contemporâneas há uma possibilidade teórica que pauta os assuntos do cotidiano, levando o público a discutir o que antes fora planejado. Os teóricos denominam essa prática de Agenda Setting, ou agendamento da sociedade por meio de estratégias.

Essa técnica, tática ou estratégia geralmente ocorre em períodos eleitorais, motivo pelo qual estudiosos dizem que tal efeito só pode ser observado num longo período de exposição dos assuntos tratados.

Pensando nisso e na possibilidade de enxergar a teoria no âmbito do cotidiano, estudantes-pesquisadores do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faat foram convidados a sondar alguns veículos da região bragantina, de modo a averiguar essa intervenção da mídia no cotidiano. para tanto, os mesmos levantaram os meios de comunicação mais expressivos e que efetivamente possuem ou tratam a questão política em suas páginas, tempos e espaços.

Agendamento serve para esclarecer ou embotar idéias?

A partir disso, baseado nos parâmetros históricos e da pragmática deste modelo de pesquisa, em equipes orgãnicas, estes jovens pesquisadores assumiram o compromisso de averiguar como a política e os políticos foram expostos no impresso, no rádio, na TV e na web que atende a região. O resultado disso será postado gradativamente a partir do momento em que estes  veículos selecionados venham à luz. Veja a relação abaixo. 

IMPRESSOS

Jornal em Dia, Gazeta Bragantina, Bragança Jornal, O Atibaiense, Atibaia Hoje, Pinhalzinho, e Cidade em Folha

RÁDIO

Bragança AM, 102 FM, caminho Bragança, e Sintonia FM

TVS

Band Bragança

WEB

Atibaia News, e Atibaiense Online

Milhares de notícias são alinhavadas dia-a-dia nos jornais

31 Comentários»

Veja promessas dos candidatos

A matéria traz as principais promessas dos três principais candidatos a presidencia da republica, Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva.
O bacana é que diferente dos outras midias egionai, que dão destaque, ou melhor dizendo, dão preferencia a alguns candidatos, essa vem de maneira a não prevalecer ninguem, vem sem nenhuma saliência.
Mostra os principais projetos ne saude, educação, meio ambiente entre outros.

Veículo: Atibaia News
Modalidade: Web
Manchete: Veja promessas dos candidatos
Dia, hora, localização,tempo: 02/10 – 08h48

“Aqueles que querem disputar uma candidatura, que disputem no voto”, disse Beto Tricoli

Mesmo contra tudo e contra todos, o candidado ao cargo de deputado estadual pelo partido verde, Beto Trícoli foi as ruas de atibaia faltando apenas 3 dias para as eleições para mostrar para toda a população que para ele, a situação dele á apta, diferente do que mostra o site do TSE.
Foi uma hora e meia de caminhada pelas ruas da cidade, saindo da frente do paço municipal e chegando até a porta de seu comitê. O profeito da cidade Dr. Denig e seu Vice, Professor Ricardo acompanharam o candidado, eles são do mesmo partido.
Beto reclamou que esta sendo alvo de “palhaçadas e difamações”, por internet e por panfletos espalhados pela cidade. Para ele, essa disputa vai se resumir nas urnas, voto a voto.
Para Beto, os outros candidatos ao carg só aparecem nas vesperas da eleição, diferente dele, que foi um prefeito atuante, e sempre esta do lado da cidade de Atibaia.

Veículo: Atibaia News
Modalidade: Web
Manchete: “Aqueles que querem disputar uma candidatura, que disputem no voto”, disse Beto Tricoli
Dia, hora, localização,tempo: 01/10 – 07h34 – Atibaia
Na nossa opinião a matéria tem acumulação, pois emt odas as noticas postadas por esse jornal, a unica passesta que foi divulgada foi a do cabdidato Beto Tricoli, tem centralidade, tematização e saliência, pois o jornal mostra, a cada frase que apoia esse candidato.

  Danilo e Mauro wrote @

Veículo: FM 102 no ar
Modalidade: Programa televisivo
manchete: Edmir Chedid prioriza um Hospital Regional no novo mandato
dia: 03/10 – Bragança Paulista e Atibaia
fontes: Edmir Chedid
A matérai fala que o único candidato eleito na região, Edmir Chedid já faz propostas para a cidade, em forma de agradecimento aos mais de 42 mil votos que obteve na cidade.
Edmir Chedid vai para seu quinto mandato, e já se comprometeu com a população, pretendendo trazer um hospital regional para a cidade.
O candidato comemorou sua reeleição ao lado de seus assesores e fies, que foram até seu escritorio politico em Bragança Paulista.
Edmir se orgulha da campanha limpa que fez.
O deputado é um dos 15 primeiros da coligação DEM-PSDB e 36° mais votados do estado de São Paulo.
A matéria tem relevância.

  Janaina e Artur wrote @

Veiculo: Gazeta Bragantina
Modalidade: Jornal Impresso
Manchete: Edmir Chedid recebe 53,27% dos votos válidos
Dia: 04/10- Bragança Paulista

Resumo:
A matéria fala sobre a força do candidato Edmir Chedid, do DEM em Bragança Paulista, que obteve só na cidade de Bragança Paulista aproximadamente 43 mil votos, recorde de votos na cidade.
O que foi surpresa para todos, foi a força do candidato a federal, que fez dobrada com Edmir, Alexandre Leite, que obteve em Bragança Paulista 16 mil votos. Isso foi uma surpresa para todos.
A Materia fala também spbre os outros candidatos que venceram em Bragança, entre eles, Serra, Marta Suplicy e Aloísio Nunes.
Ainda fala que as eleições foram tranquilas na cidade e que nenhuma ocorrencia grave foi registrada na cidade.

Resumo: A Matéria fala sobre a sujeira que se acumula nas ruas nas vesperas das eleições, e isso se deve a esperança que candidatos tem de que alguns eleitores mudem de ideia a caminho da urna eletronica.
O disperdicio de panfletos, e as sujeiras que ficam na rua são resultados de uma péssima atitude dos politicos da região.
Sabemos que essa noticia não trata de politica em um ambito geral, mas para nos do grupo, achamos que essa matérai tem grande relevancia, afinal é a nossa cidade de fica parecendo um enorme lixão. O que surpreende é que o candidato da cidade é do Partido Verde, que defende a limpeza e o cuidado com o meio ambiente.

Veículo: O Atibaiense
Modalidade: Impresso
Manchete: Sujeira eleitoral se acumula nas ruas da cidade
Dia, hora, localização, tempo: 03/10/2010 Atibaia.

Resumo: A matéria fala sobre a camapnha politica realizada até o ultimo momento pelo candidato ao cargo de deputada estadual, Beto Tricoli, do PV.
Traz relatado uma mensagem que o candidato postou em seu site, agradecendo a todos pela confiança depositada nele.
Traz a informação de que taé o momento, Beto tinha aproximadamente 42 mil votos, diferente do candidato da oposição, Edmir Chedid, que já tinha 104 mil votos.
A materia traz também o nome e a quantia de votos que todos os candidatos da região tinham. E ainda relata que o comite do candidato do PV estava agitado, e que por volta das 23 horas o candidado do DEM já estava em seu escritorio politico, localizado em bragança paulista já comemorando com as pessoas que trabalharam para ele na campanha.
A matéria tem relevancia, e diferente de muitas outras, não encontramos saliencia nessa materia, que não mostrou estar de nenhum lado nessa disputa politica.

Veículo: O Atibaiense
Modalidade: Impresso
Manchete: Beto aguarda final da apuração e Edmir Chedid está reeleito
Dia, hora, localização, tempo: 03/10/2010 Atibaia.

  Bruno Fortunato e Fernanda wrote @

Beto Tricoli eleito nas urnas com quase 43 mil votos: Edmir Chedid conseguiu se reeleger

A metéria fala sobre a quantia de votos que o candidato Beto Tricoli teve na região. Foram apurados aproximadamente 43 mil votos para o candidato, que não assume pois sua candidatura ainda está para ser julgada. Caso o candidato perca no TSE, ele ainda tem o direito de recorrer pelo supremo.
A materia ainda fala sobre a reeleição de seu rival Edmir Chedid, que teve 104 mil votos na região, e segue para seu 5 mandato.
Na materia podemos observar relevancia, pois é o assunto que esta em pauta em todas as midia sno momento, centralidade, tematização e principalemente saliencia, pois mais uma vez, a midia deixa clara que apoia o candidato beto tricoli do PV.

Veiculo: Atibaia News
Modalidade: Web
Manchete: Beto Tricoli eleito nas urnas com quase 43 mil votos: Edmir Chedid conseguiu se reeleger
Dia: 04/10 -Atibaia – 00h21
Fontes: Edmir Chedid / Beto Tricoli

  Bruna Balboni e William Santos wrote @

Como já era de se esperar, as eleiçoes 2010 teraõ o segundo turno. Dilma e Serra disputaram a presidencia do Brasil no dia 31 de outrubro. No estado de São Paulo com uma votação apertada Geraldo se elegeu ainda no primeiro turno, outros estados tambem já se decidiram sobre seus governadores. Motivo de risos a se candidatar, Tiririca se elege com recorde de votos no estado de SP e no Brasil, ele obteve mais de 1 milhão de votos.

  Bruna Balboni e William Santos wrote @

Em resumo, o texto no mostra dados de quantas pessoas solicitaram uma nova via do titulo de eleitor até o fim do prazo. Poderiam um obter uma nova via quem tivera o documento extraviado ou perdido. A nova via contem as mesmas informações da via original e só podia solicita-lo quem tinha ou solicitou o titulo até 5 de maio deste ano. O prazo era menor mas o plenário o prorrogou para garantir direito de votos a todos. Com a proximidade do fim do prazo o movimento nos cartorios aumentou, onde mais de cem mil pessoas foram atendidas por dia e na vespera este numero dobrou.

  Artur e Janaina wrote @

Veiculo: Gazeta Bragantina
Modalidade: Jornal Impresso
Manchete: Não deixe aventureiros “roubarem” seu voto
Dia: 30/09- Bragança Paulista
Fontes: Edmir Chedid, Kátia Sólis, Joca, Josemildo e prof Orivaldo

Resumo:
A matéria começa falando sobre os escandalos que rondam o Partido dos Trabalhadores, desde as coisas que acnteceram na Casa Civil, até o mensalão. O autor da matéria pede para que os eleitores não deixem os aventureiros da politica roubarem seu voto.
Em seguida, a materai fecha seu foco para a região bragantina, e o autor começa a falar dos candidatos de nossa região. Lembra que aqui temos 5 candidatos “sujos”, e que apenas um deles tem esperança de se eleger, no caso Edmir Chedid.
A matéria passa que os demais candidatos, ou seja, Katia Solis, Beto Tricoli, Josemildo, Joca e Orivaldo, só querem mesmo atrapalhar a candidatura de Edmir. Que na verdade, esse candidatos só querem ir ganhando espaço e crédito porque estão visando as eleiçoes de 2012, segundo ele, esses ” outros ” querem apenas serem candidatos a prefeito e vereadores de Bragança.

Tem acumulação, pois migra diversos assuntos relacionados à politica.
Têm relevância, pois é um assunto que está em pauta em todos os tipos de mídia.
A matéria tem saliencia, pois para alguns de seus leitores podem achar que o jornal optou por um lado pessoal, defendendo um só candidato.

Resumo: A matéria não fala de nenhum candidato da região, e de nenhum candidato a preseidência.
Mas trata de politica. A matéria fala sobre os cargos que irão assumir nas proximas eleições, explica o que cada candidato vai fazer quando eleito, incentiva os eleitores a levarem uma cola na hora de votar, para não se perderem e não demoraram, a Justiça Eleitoral prevê que cada eleitor deve levar em média 2 minutos para voltar.
A matéria reforça a imformação de que precisamos levar além do título de eleitor, mais um documento com foto.
É uma matéria facil de ler, e informativa, o que prende a atração e atenção do leitor.

Veículo: O Atibaiense
Modalidade: Impresso
Manchete: Eleitor terá de digitar 25 teclas no domingo
Dia, hora, localização, tempo: 29/09/2010 Atibaia.

  Bruno Fortunato wrote @

POLÍTICO NÃO É “TUDO IGUAL”

A metéria da web fala sobre a importamcia dos eleitores conhecere, procurarem saber um pouco mais sobre os candidatos, ainda mais sobre os candidatos da região Bragantina.
A colunista, mostra a importancia do site do tribunal sperior eleitoral, que é a principal fonte para que possamos saber dos processos, projetos e se nosso candidato é ou não ficha limpa.
Fala também da importancia dos jovens votarem, e das pessoas com mais de 70 anos também, afinal o que esta em pauta no momento é o futuro de nosso país.
Converse, pergunte, troque informações. Demanda disposição e tempo mas o seu voto vale mais que isso. É na posse do máximo de informações possíveis que conseguiremos escolher nossos candidatos melhor: estabelecendo as necessárias diferenças entre eles. Só assim conseguiremos parar com a velha conversa de que “político é tudo igual”. Essa frase é injusta. Especialmente para com os políticos decentes, que não merecem isso.
Veiculo: Atibaia News
Modalidade: Web
Manchete: POLÍTICO NÃO É “TUDO IGUAL”
Dia: 29/09 -Atibaia – 17h21

  Wagner Godoi wrote @

Veículo:Tribuna Popular (Pinhalzinho)
Modalidade: Jornal Impresso
Manchete:Covardia!
Dia, hora, localização, tempo:Pinhalzinho, segunda quinzena de Agosto – 2010
Fontes: Prefeito da cidade de Pinhalzinho, Senhor Benedito

Resumo: A matéria tem um destaque muito grande na página do jornal, apesar de não ser primeira página as fontes em caixa alta e negrito tem como principal intuito chamar atenção do leitor.
A matéria se trata de uma cobrança pesada na atual gestão do prefeito de Pinhalzinho, dizendo que já se passaram cinco anos e meio de mandato e as promessas ainda não foram cumpridas.
O tema principal é covardia porque segundo a matéria foram prometidas para famílias de baixa renda casas populares, que até agora não foram entregues.Foram prometidos aumentos nos salários dos servidores municipais e o que o jornalista insinua é que os salários subiram miseravelmente e não podem serem considerados aumentos “reais”.
Outra coisa que é cobrada duramente pelo jornalista é o sistema de saúde de Pinhalzinho, que ele diz não ser digno e pede melhorias urgente.E aproveitando as denúncias ele deixa uma pergunta no ar.”Aonde foi para o dinheiro da população pinhalzinhense neste tempo?”
Por fim o jornalista deixa uma mensagem dizendo que fala em nome das pessoas de baixa renda e diz para o prefeito se preocupar mais com essas pessoas do que com a administração das casas de aluguéis que ele possui na cidade.
A centralidade da matéria é evidente, pois todas as outras matérias ao lado estão em caixa baixa, e a matéria abordada no meio da página em caixa alta e negrito.É evidente que a intenção do jornalista era do leitor prestar atenção nela primeiro.
A matéria tem relevância e consonância para alguns pois se trata de cobranças de melhorias ao povo e isso é transformado em notícia.E para outros não pois acham que o jornalista só faz isso para atacar o prefeito devido a brigas pessoais.

Wagner Godoi

  Bruno Fortunato e Fernanda wrote @

Diferença entre Dilma e Serra cai em São Paulo

A matéria passa para os leitores e eleitores, o resultado das últimas pesquisas realizadas entre os dias 21 e 23 de setembro.
A pesquisa mostra que apesar da candidata do PT, Dilma Rousseff estar na frente nas pesquisas, a diferença entre ela e o candidato José Serra dimunuiu.
Segunda a pesquisa, Dilma ” estacionou ” nas pesquisas, enquanto José Serra vem crescendo a cada semana.
A matéria dâ ênfase para que o forte do candidato é o estado de São Paulo, já que os paulista já elegeram José Serra deputado, senador, prefeito da capital e governador.
Porém, para o candidato levar as eleições para o segundo turno, não basta crescer só em um estado, Serra precisa batalhar e reforçar sua campanha nos outros estados.
A matéria tem relevância, centralizada, tematização e focalização.

Veiculo: Atibaia News
Modalidade: Web
Manchete: Diferença entre Dilma e Serra cai em São Paulo
Dia: 27/09 -Atibaia – 11h48
Fontes: Dilma Rousseff e José Serra

  Artur e Janaína wrote @

Veiculo: Gazeta Bragantina
Modalidade: Jornal Impresso
Manchete: Juíza Eleitoral afirma que eficácia da lei depende de decisões rápidas
Dia: 25/09- Bragança Paulista
Fontes: Marcos Mori, presidente Cartorio eleitoral de Bragança e Elizabeth Ashikawam juíza eleitoral de Bragança Paulista.

Resumo:
A juíza eleitoral de Bragança Paulista, Elizabeth Kazuko Ashikawa, em entrevista coletiva no forum da cidade, conversou com a imprensa para esclarecer algumas dúvidas dos eleitores para as próximas eleições.
Junto com a Secretaria de Trânsito e segurança da cidade, a juiza Elizabeth autorizou que um carro da prefeitura pasasse recolhendo algumas propagandas leitorais das ruas da cidade, para a juíza, agora que as eleições estão próximas, alguns candidatos abusaram nas propagandas eleitorias.
Ashikawa informou também que prefere atuar com base no poder de polícia, sem notificar os candidatos. Alguns candidatos não estão cumprindo nem o horário permitido dos cavaletes, que é das 6 às 22h.
A juíza aproveitou a situação para falar sobre a fiscalização, que será intensa no dia das eleições, será feita por policiais militares e agentes fiscais. Isso vai ocorrer porque nas últimas eleições, durante a madruga, algumas pessoas ” sujaram ” as ruas com ” santinhos ” de candidatos.
Outra pessoas que estava presente na coletiva foi Marcos Mori, chefe do cartório eleitoral de bragança paulista. Mori apontou os pontos de votação e comentou sobre o numero de funcionários que irão trabalhar nas eleições.
Mori comentou também sobre as apurações, que esse ano, ainda não tem previsão para acabar. Outro assunto abordado por ambos foi a ficha limpa, que para a juíza, as pessoas deveriam ter consciência na hora de votar, dessa forma a ficha limpa não precisaria existir.
A matéria tem acumulação, pos acumula assuntos relacionados à politica, abosrta em uma só matéria vários assuntos relacionados, têm relevância, pois é um assunto que está em pauta em todos os tipos de mídia. contém também tematização, pois não vai para nenhum lado pessoal, segue o fluxo da matéria, prendendo o leitor até o final da matéria.

  Danilo e Mauro wrote @

Veículo: FM 102 no ar
Modalidade: Programa televisivo
manchete: Coletiva de imprensa com a Juíza Eleitoral de Bragança Paulista
dia: 26/09 – Bragança Paulista e Atibaia – Assistido pela TV Mantiqueira
fontes: Elizabeth Ashikawa e Marcos Mori
A juíza eleitoral, Elizabeth Ashikawa cedeu uma entrevista coletiva no forum da cidade de Bragança Paulista, essa coletiva foi para esclarecer algumas dúvidas dos eleitores.
Um dos assuntos abordados foi o abuso que alguns candidatos tem de colocar muitas propagandas espalhadas pela cidade. Depois desse abuso, a juíza permitiu que um caminhão da prefeitura passasse recolhendo esses cavaletes.
A juíza falou tambémsobre a fiscalização que vai acontecer em toda a cidade no dia da eleição, falou sobre o projeto ficha limpa, e falou sobre a apuração dos votos.
A matéria tem relevância, já que esse assunto de política está em todas as mídias.

Veículo: Gazeta Bragantina

Modalidade: Impresso

Manchete: Edmir Chedid envia recursos e prefeitura concluiu obras

Data: 09/09/2010

Resumo:

O jornal informa o envio de verbas para a construção de postes e luminárias na cidade de Bragança Paulista. Também alerta que o parlamentar enviou recursos à administração pública municipal para a compra de veículos, que foram destinados para o transporte de passageiros.
O deputado e candidado nas próximas eleições enfatiza o continuo e frequente envio de verbas a prefeitura de Bragança Paulista e demostra preocupação na administração de tais recursos pela prefeitura.

Fontes citadas e que falam: Edmir Chedid

Tematização: o jornal focaliza o envio de verbas do candidato Edmir Chedid a benfeitorias e ressalta a citação do deputado do frequente envio de verbas.

Resumo: Mais uma matéria que fala sobre os dois candidatos mais fortes na região para o cargo de deputado estadual. Porém essas matéria trata não só da disputa política, mas sim da disputa pessoal entra os dois candidatos, Edmir Chedid ( DEM ) e Beto Tricoli ( PV ). A matéria conta que o Dep. Edmir chedid entrou com mais um pedido judicial contra Beto Trícoli. Com relação ao pedido do Edmir, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo indeferiu o pedido, pelo menos esse, já que ainda estão para ser julgados mais dois processos. Na matéria consta tematização, pois não dâ enfase a mais para nenhum dos candidatos e é uma matéria facil de ler, o que prende a atração e atenção do leitor.
As fontes citadas foram: Edmir Chedid e Beto Trícoli.
Nenhuma das fontes citadas se pronunciam.
Veículo: O Atibaiense
Modalidade: Impresso
Manchete: Chedid e Beto Trícoli travam mais uma batalha judicial.
Dia, hora, localização, tempo: 25/09/2010 Atibaia.

  Diego Piovesan, Hemerson França e Tamara Gonçalves wrote @

Veículo: Bragança Jornal Diário
Modalidade:Impresso

Manchete: “ELEIÇÃO 2010 – PRE-SP corrige impugnação de Edmir Chedid”

Dia, hora, localização,tempo: Setembro de 2010, matéria de ‘miolo’, parte central do jornal.

Resumo do que foi abordado: Matéria abordando o erro do PRE-SP em colocar o candidato à Deputado Edmir Chedid na ficha limpa, barrando assim sua campanha. Matéria dá ênfase que o candidato não tem a ficha suja e que a sua campanha continua normalmente, apesar do erro do PRE-SP.

Fontes citadas: Edmir Chedid

Quais fontes falam e quantas vezes isso ocorre: Uso de discurso indireto.

Quais parametros abaixo relacionados e como são acionados:

Relevância, onipresença

Relevância: Aponta o erro do PRE-SP e dá ênfase ao candidato que não poderá ser barrado no ‘ficha limpa’, uma vez que não há problemas relativos à eleições em sua trajetória na política.

Onipresença: o fato foi noticiado fora da editoria de política, utilizado como forma de ‘geral’, em que estaria falando ‘apenas’ de um projeto de lei que tramita, mas dá ênfase ao candidato à reeleição.

  Diego Piovesan, Hemerson França e Tamara Gonçalves wrote @

Veículo: Bragança Jornal Diário
Modalidade:Impresso

Manchete: “Deputado apresenta Projeto de Lei que determina regras à fiscalização eletrônica de velocidade”

Dia, hora, localização,tempo: 14 de setembro de 2010, matéria de ‘miolo’, parte central do jornal.

Resumo do que foi abordado: Matéria falando sobre propostas do então deputado – e candidato à reeleição – Edmir Chedid, dando ênfase em seu projeto de lei

Fontes citadas: Edmir Chedid

Quais fontes falam e quantas vezes isso ocorre: Uso de discurso indireto.

Quais parametros abaixo relacionados e como são acionados:

Relevância, onipresença

Relevância: Aponta o projeto de lei do referido candidato dando ênfase à ele e seus projetos, melhorias que pode ser feito com este projeito de lei que é tratado na matéria. O aumento da relevância destaca na notícia é sugestiva.

Onipresença: o foi foi noticiado fora da editoria de política, utilizado como forma de ‘geral’, em que estaria falando ‘apenas’ de um projeto de lei que tramita, mas dá ênfase ao candidato à reeleição.

  Diego Piovesan, Hemerson França e Tamara Gonçalves wrote @

Veículo: Bragança Jornal Diário
Modalidade:Impresso

Manchete: “SECOS E MOLHADOS”

Dia, hora, localização,tempo: 22 de setembro de 2010, em anexo a “Coluna do Sadan”.

Resumo do que foi abordado: Notas a respeito da conduta de Dilma, que diz não acreditar em bancos; Investigação acerca de Erenice Guerra e omissão de bens declarados de Michel Temer e Tiririca.

Fontes citadas: Dilma, Michel Temer, Erenice Guerra e Tiririca

Quais fontes falam e quantas vezes isso ocorre: Não é dado às fontes o direito de fala, apenas são publicadas as críticas.

Quais parametros abaixo relacionados e como são acionados:

Relevância, onipresença

Relevância: assim que a editoria fala que o Titirica está sendo ivnestigado por omissão de bens na declaração, a editoria pergunta, baseado em informações publicados em outros meios de comunicação, e a do Michel Temer? Ninguém fala sobre? Também é dada relevância às denúncias contra Erenice Guerra, chamando sua família de quadrilha e fazendo um paralelo com a Dilma que, conforme aponta ironicamente a redação, não confia em bancos.

Onipresença: o fato noticiado foi abordado por outras editoras e outros meios de comunicação do interior – e também nacionais.

Saliência: Com a comparação da acusão de tiririca e a pergunta acerca de Michel Temer, a editoria deixa a resposta no ar, para que o leitor tire suas conclusões.

  Diego Piovesan, Hemerson França e Tamara Gonçalves wrote @

Veículo: Bragança Jornal Diário
Modalidade:Impresso

Manchete: “CONVERSA DE BOTEQUIM”

Dia, hora, localização,tempo: 25 de setembro de 2010, em anexo a “Coluna do Sadan”.

Resumo do que foi abordado: Nota explicativa onde comenta que Marina Silva calcula em 5% do PIB o que vaza com a corrupção brasileira, ou seja, R$ 150 bilhões.

Fontes citadas: Marina Silva

Quais fontes falam e quantas vezes isso ocorre: Marina Silva, uma vez

Quais parametros abaixo relacionados e como são acionados:

Acumulação, Onipresença, Relevância, Centralidade e Saliência.

Acumulação: a mídia dá relevãncia ao pronunciamento da referida candidata à presidência, conseguindo destacar o papel de Marina no cenário nacional e destacando do usual que vemos no jornal todos os dias. A mesma publicação não dá vez aos outros candidatos, o que chama a atenção.

Onipresença: este fato foi aproveitado por outras editorias, por se tratar de algo a respeito da economia brasileiraq.

Relevância: outros veículos noticiaram o fato, com diferentes enfoques, mas noticiaram.

Centralidade: Mesmo em tempo de campanha eleitoral, a editoria não dá espaço para falar sobre outros candidatos, apenas dá ênfase e cita algo proferido por Marina Silva, destacando assim sua importância.

Saliência. O jornal não faz julgamento, apenas cita os dados e acaba assim que fala sobre o valor de R$ 150 bilhões, deixando aos leitores o processo de diregir as informações e tirar dela o que achar melhor.

  Diego Piovesan, Hemerson França e Tamara Gonçalves wrote @

Veículo: Bragança Jornal Diário
Modalidade:Impresso

Manchete: “LULA E O DEM”

Dia, hora, localização,tempo: 25 de setembro de 2010, em anexo a “Coluna do Sadan”.

Resumo do que foi abordado: Nota a respeito da crítica do Presidente ao partido e a resposta do partido ao presidente.

Fontes citadas: Luís Inácio Lula da Silva e Senador Jorge Bornhausen

Quais fontes falam e quantas vezes isso ocorre: Luís Inácio Lula da Silva e Senador Jorge Bornhausen, uma vez cada um.

Quais parametros abaixo relacionados e como são acionados:

Saliência e acumulação.
Acumulação: Coloca o ênfase ao fato de que o senador afirma que o então presidente não deve ‘beber’ antes dos comícios. Este atinge, em suma, o partido do PT e não só ao presidente, uma vez que Lula afirmou que é preciso a extinção do partido DEM do convívio político.

Saliência: Dá-se atenção especial a resposta do Senador do DEM, que chama a atenção das pessoas e é motivo de polêmica no cenário político brasileiro, ainda mais em tempo de política, onde o DEM conta com diversos políticos para diversos cargos.

Veículo: O Atibaiense
Modalidade: Impresso
Manchete: Chedid e Beto Trícoli travam mais uma batalha judicial.
Dia, hora, localização, tempo: 25/09/2010; Atibaia-SP.
Resumo do que foi dito:A matéria fala sobre a “disputa pessoal” entre os candidatos a Deputado Estadual Edmir chedid e Beto Trícoli, onde Chedid entrou com mais um pedido judicial contra o registro de candidatura de Beto alegando abuso de poder político, econômico e de autoridade por parte de Beto Trícoli em um evento realizado no mês de agosto de 2009 na cidade de Atibaia-SP, porém o TRE de São Paulo indeferiu o pedido de cassação alegando “não encontrar vedação legal, e portanto, por si só, não denota qualquer irregularidade”.
Fontes citadas: Candidato a Deputado estadual Edmir Chedid e candidato a Deputado Estadual Beto Trícoli.
Quais fontes falam e quantas vezes: Candidato a Deputado estadual Edmir Chedid (citado 4 vezes) e candidato a Deputado Estadual Beto Trícoli (citado 3 vezes).
Parâmetro Relacionado: Tematização, pois a formatação da matéria da destaque necessário, sem exageros e sem simplicidades, prendendo o leitor até o fim da matéria.

Veículo: O Atibaiense
Modalidade: Impresso
Manchete: Não teve matéria referente às eleições 2010.
Dia, hora, localização, tempo: 22/09/2010; Atibaia-SP.
Resumo do que foi dito: Não teve matéria referente às eleições 2010 nesta data no jornal “O Atibaiense”.

  Henrique Gonçalves, Jonas Sampaio e Raoni Marques wrote @

Veículo: FM 102,1 – Programa, show da tarde ( apresentação: Rivelino de Oliveira )
Modalidade: Rádio
Manchete: Julgamento Ficha limpa
Dia, hora, localização,tempo: 24 de setembro, 16h08, Bragança Paulista, duração: 30 minutos
Resumo do que foi abordado: Rovelino de Oliveira e seu convidado, Ricardo Oliveira falaam sobre o julgamento sobre a ficha limpa para as eleições de 2010. Comentaram que todos ficaram surpresos com o resultado ( empate de 5×5 ), e riram da situação, afinal nenhum ministro soube como resolver essa situação de empate.
Ricardo Oliveira disse que os próprios partidos deveriam ter feito uma reciclagem em seus candidatos, e deixado concorrer apenas aqueles que relamente são ficha limpa. Falaram também sobre os candidados que já participaram, eu passaram por uma má administração que estão batalhando na justiça para ficarem com a ficha limpa, mesmo que com a consciencia suja. Falaram mais uma vez sobre o candidado do PV, Beto Tricoli, que está buscando sua candidatura, mesmo já sabendo que o TRE já decidiu que ele é ficha suja, agora, Beto procura essa decisão pelo TSE.
Falaram também que não adianta alguns candidatos tentarem calar a imprensa, já que eles tem a função de informar. Disse que não é justo com o eleitor esses candidatos concorrerem, se elegerem e NÃO ASSUMIREM o cargo se depois forem considerados ficha suja.
A matéria tem consonância, afinal, hoje esse foi o assunto do dia em todas as mídias, por isso também percebe-se que tem relevância.
Ass: Henrique Gonçalves, Jonas Sampaio e Raoni Marques

  Bruno Fortunato e Fernanda wrote @

TRE indeferiu ação contra Beto Tricoli: Edmir Chedid queria cassar candidatura do ex-prefeito de Atibaia

A metéria da web fala sobre uma ação judicial que o candidato edmir chedid fez contra o candidato beto tricoli. Essa foi apenas uma ação julgada, mais esses candidatos se enfrentam em outras duas ações. A matéria conta o porque o deputado edmir entrou com a ação, e dá um breve resumo sobre a historia dos dois candidatos da região.
É uma materia com tematização pois tem multiplos enfoques, fala sobre cada candidato, fala sobre a açõa judicial, fala sobre o caso em si. A materia tem saliência também, pois dá a entender que só porque segundo uma pesquisa, o candidato beto tricoli, fez com que o candidato edmir chedid perdesse alguns votos na cidade de atibaia, o edmir entrou com a ação para prejudicar Beto tricoli. Agora, na matéria não consta que sobre as outras duas ações, o candidato beto tricoli perdeu, alias, isso não foi nem noticiado por essa mídia.
Veiculo: Atibaia News
Modalidade: Web
Manchete: TRE indeferiu ação contra Beto Tricoli: Edmir Chedid queria cassar candidatura do ex-prefeito de Atibaia
Dia: 22/09 -Atibaia – 10h13
Fontes: Edmir Chedid / Beto Tricoli / Ney Tavares / Alceu Navarro /
Quais fontes falam: Apenas trechos de frases ditas por: Nei Tavares/ Edmir Chedid/ Alceu Navarro

  William wrote @

MUITO BOA as inserções feitas por estes pesquisadores. Refletindo sobre esta experiência, percebo que todos que efetivamente realizarem esta atividade vão crescer cognitivamente e profissionalmente, pois já é possível sondar o perfil da região. Reforço meu pedido de empenho e respeito aos par^metros oferecidos.
PARABÉNS a TODOS!

  Danilo e Mauro wrote @

Veículo: FM 102 no ar
Modalidade: Programa televisivo
manchete: prefeito Jango atarsa entrega de uniformes
dia: 23/09 – Bragança Paulista e Atibaia – Assistido pela TV Altiora
fontes: João Afonso Sólis, Kátia Sólis, Gonzaga Mathias
Nenhuma dessas pessoas falaram
A reportagem foi feita baseada no fato do prefeito da cidade de Bragança Paulista não ter entregado ainda os uniformes escolares dos alunos das escolas municipais. esses uniformes eram de inverno, e eram para ser entregues no mês de Julho. A matéria fala, indiretamente da ´residente do fundo social de solidariedade, Katia Solis, que esta afastada do cargo pois é candidato a deputada estadual pelo partido PSDB. Os apresentadores do programa comentam que a presidente do fundo social poderia ter ajudado as crianças no inverno, se referiando a tual candidata, que é esposa so prefeito da cidade, que esta de ferias do cargo, ajudando a esposa na campanha.

  Janaina e Artur wrote @

Veiculo: Gazeta Bragantina
Modalidade: Jornal Impresso
Manchete: Deputado destina verba para entidade local
Dia: 21/09n- Bragança Paulista
Fontes: Edmir Chedid / Benedito Franco Bueno /Ronaldo Salles Teixeira / Gislene Bueno
Quais fontes falam: Benedito ( 1 vez )

Resumo:

A materia que ganhou destaque na primeira pagina do jornal fala sobre uma verba que o deputado estadual Edmir Chedid destinou para o Asilo São Vicente de Paulo em Bragança Paulista. Até então uma matéria comum, já que a função do jornalismo é de informar, mas isso muda nas epocas eleitorais.
A materia fala da “briga” do deputado para conseguir a verba, vala o valor da verba e fala para que a verba será destinada. A matéria pode ser considerada acumulativa, onipresente, porque poderia estar em uma coluna social, mas ultrapassou seu espaço, têm centralidade, não que a matéria não seja importante, mas ela ganhou uma atenção especial nessa época. Artur e Janaína.

  Henrique Gonçalves, Jonas Sampaio, Raoni Marques wrote @

Veículo: FM 102,1 – Programa, show da tarde ( apresentação: Rivelino de Oliveira )
Modalidade: Rádio
Manchete: Está sendo votada a questão do ficha limpa
Dia, hora, localização,tempo: 23 de setembro, 16h30, Bragança Paulista, duração: aproximadamente 30 minutos
Resumo do que foi abordado: O candidato ao cargo de deputado estadual Beto tricoli, da cidade de Atibaia perdeu a votação sobre registro de candidatura que foi imposta pelo candidato da oposição Edmir Chedid. Ele recorreu, e perdeu novamente por 6 x 0 no Tribunal Superior Eleitoral.
A procuradoria eleitoral entende que a decisão de São Paulo seja mantida. Agora, o candidato tem direito de recorrer apenas no STF. O candidato pode continuar com a campanha nas ruas. Isso só irá mudar se a decisão do ficha limpa, que esta sendo votada neste instante for aceita para as eleições de 2010. Caso a Lei ficha limpa seja aceita, automaticamente o candidato já estará impugnado. O candidato também tem problemas com relação a juntada de documentos, o que piora sua situação.
Hoje, o TRE julgou e decidiu que 39 candidatos estão impugnados, entre eles Beto Trícoli. Assim que o candidato registrar oficialmente seu novo recurso, a corte tem até 3 dias para resolver a sua situação.
O convidado do apresentador citou o nome de todos esses candidatos impugnados, tantos federais como estaduais, e disse que trata de assuntos politicos com igualdade, falou do Beto porque ele é um forte candidato da região, e falaria se fosse qualquer outro. Ricardo Oliveira, outro candidato falou sobre a importancia de você, eleitor pesquisar sobre seu candidato.
Fontes citadas: Beto Tricoli, outros 39 candidatos.
Quais fontes falam e quantas vezes isso ocorre: Rivelino Oliveira, Cláudio Moreno, Ricardo Oliveira. Ambos falam intercaladamente durante a matéria.
Ass: Henrique Gonçalves, Jonas Sampaio e Raoni Marques


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: